Guia de Roteiros

A cidade de Lisboa (2010), de José Cardoso.

Que Portugal é um país incrível, muitos já sabem - mesmo sem conhecê-lo de perto. Desde o seu povoamento "multicultural" à construção do "império ultramarino", passando pelas heranças romanas, mouras e cristãs às suas referências nacionais - como o fado, a gastronomia e os vinhos -, em tudo se vê sua história, inevitavelmente. Entretanto, para apresentá-lo aos turistas vindos de todas as partes do mundo e durante todo o ano, nem sempre se usa a bela, própria e rica língua portuguesa.

Além disso, o discurso usado por muitos guias para apresentar o país, por sua vez, é carregado de um nacionalismo distante da atual realidade do país. A maioria - fazendo uso da língua inglesa - exalta para turistas um Portugal corajoso, forte, monárquico, perseverante e rico sem estimular e fazer referência a questões e temas intrínsecos à história do país - como as relações diplomáticas com países europeus e com seus antigos territórios coloniais; como o diálogo sobre exploração, escravidão e imigração. Logo, aos olhos do turista, parece que o Império ainda existe.

Foi pensando nos turistas lusófonos, atentos e críticos, que roteiros históricos e turísticos foram traçados para apresentar um Portugal real capaz de conectar passado e presente e promover uma identificação humana entre os respectivos países de origem, as trajetórias individuais e os passeios por terras lusitanas. O objetivo desta iniciativa, portanto, é mais do que compartilhar informações específicas - como datas, feitos e nomes. É oferecer aos turistas lusófonos a oportunidade de conhecer Portugal sem ter de se enquadrar nos moldes turísticos europeus: guia técnico, inglês e visitas com tempo determinado. É também oferecer aos turistas a oportunidade de conhecer Portugal sem ser tratado de uma maneira diferenciada em decorrência de sua cultura, nacionalidade e origem.

Abaixo, confira alguns diferenciais e algumas vantagens do serviço de guia:

1. Agendamento: para organizar bem a sua viagem e não depender dos apelos das agências e dos guias pelas ruas, você pode agendar o serviço a fim de garantir a tranquilidade dos seus passeios. O agendamento é gratuito - como o cancelamento com significativa antecedência.

2. Alimentação e ingressos: para evitar o cansaço e não tornar exaustiva a caminhada, insere-se ao longo da trajetória, paradas em estabelecimentos agradáveis e tradicionais com menu típico e preços acessíveis. No caso de roteiros que exigem a compra de ingressos para visitas específicas, tal aquisição poderá ser feita antecipadamente visando a otimização do tempo.

3. Material informativo: cada roteiro oferece um material com as principais informações de toda a trajetória a fim de complementar e enriquecer o diálogo com o espaço, o tempo e seu contexto e de garanti-las e preservá-las - mesmo vários equipamentos culturais apresentando uma sinalização satisfatória.

4. Roteiros personalizados e variados: na tentativa de dinamizar os formatos dos roteiros e contemplar os interesses e gostos dos turistas, apresentamos alguns históricos e outros mais turísticos - assim como um roteiro pode ser formulado de acordo com interesses e preferências. Ambos visam distanciar-se do apenas "falar e escutar" e enquadram-se mais em passeios onde prevalece o conforto, o diálogo, o lazer, o questionamento e a troca.

5. Transporte: o deslocamento pode ser feito em transporte privado ou público: a primeira opção atende aqueles que precisam economizar o tempo ou optam por um conforto maior, seja por necessidade ou preferência; já a segunda opção combina mais com aqueles interessados em conhecer a cidade como ela, de fato, é.

Mapa dos países lusófonos.

DEPOIMENTOS

Você, como turista, viaja com uma expectativa. Quais lugares conhecer, onde comer, onde comprar. Mas a experiência "para além do turismo" faz-nos olhar a cidade com outros olhos. Você pode ter um encontro histórico, cultural e social com ela ao lado de quem a conhece - às vezes, melhor do que os próprios lisboetas. Andar pelas ruas de Lisboa é muito agradável e pitoresco. Andar pela Baixa-Chiado, Mouraria, Graça, Alfama, Sé, Martim Moniz, Adamastor, com uma pessoa que conhece pontos estratégicos agradáveis - que as empresas especializadas não levam -, é muito interessante. Compromisso, responsabilidade, conhecimento, animação, amizade e vinhos deliciosos tornaram o clima frio de Lisboa em um momento de pleno saberes e gargalhadas. Esta foi uma experiência única a qual vivenciei com o Prof. Me. Danilo Cardoso, que me fez perceber a cidade de uma maneira diferente. Foram quatro horas de pura Lisboa. Com seus sabores e perfumes, com sua arquitetura de fazer os olhos brilharem de tanta beleza. Pois bem, estes momentos estão registrados tanto nas fotos como na mente e no coração, os quais guardarei com muito carinho. E esperando, em breve, acredito, para próximas e deliciosas andanças com o querido anfitrião. [Ana Carolina Coimbra, antropóloga e professora universitária - Pernambuco, Brasil]

Na tradição tibetana do budismo, temos uma prática de meditação na qual focamos a energia dos cinco elementos. Ora, cinco elementos? Ar, fogo, água e terra são bem conhecidos, mas afinal, qual seria esse quinto elemento? Para nós, ele na verdade é o primeiro: o elemento éter. Segundo o Lama Padma Santem, a nossa mente possui a capacidade de fazer surgir o brilho no olho. O elemento éter é a vivacidade, a clareza da mente, a origem secreta da vitalidade, o lugar onde a vida ressurge. E caminhar pelas ruas de Lisboa junto a Danilo é sentir esse elemento pulsar intensamente. O brilho de Danilo ilumina as ruas, os prédios, as pessoas, as histórias… E nos faz brilhar também. Minha experiência de conhecer Lisboa com Danilo foi a mais feliz possível. Seja bebendo vinho nas praças e conversando sobre tudo que já foi testemunhado ali ou vendo o pôr-do-sol nos miradouros, Danilo se relaciona com a cidade de peito aberto – e o maravilhamento dele passou a ser o meu também. Uma gentileza dele que eu nunca agradeci: sabendo do meu posicionamento político feminista, todo o tempo ele teve atenção para trazer aspectos das questões de gênero nos monumentos históricos. Vai atrasado aqui o meu 'muito obrigada' e o desejo sincero de voltar muitas vezes para ouvi-lo novamente, com essa atenção de quem procura trazer a informação que sabe que para mim seria a mais interessante. Foram as palavras de Danilo que me fizeram perceber a oportunidade preciosa que eu tinha, de estar em Lisboa, conhecendo uma história que tinha tudo a ver com a formação do meu país. Lembro bem de um dia em que ele (elemento éter) me narrou sobre os acontecimentos da Igreja de São Domingos. Fiquei desolada ao imaginar o terremoto, a ferocidade das chamas no incêndio. Só fui realmente entrar na igreja alguns dias depois, mas ela então já me habitava e pude me sentir à vontade como com uma velha conhecida. Também eu não escondo as marcas que o tempo me deixou. Se você deseja conhecer Lisboa, não deveria deixar de fazer isso junto a Danilo. Cada pequena travessa guarda segredos – e ele está empenhado em conhecer a todos e partilhar conosco. É um historiador, é um professor e além de tudo isso, é um ser humano gentil, sinceramente interessado nas pessoas e na poesia que atravessa o tempo. Pra mim, Lisboa nasceu primeiro no brilho do olho de Danilo. Depois no meu coração. E vou parar de escrever que está me dando muita vontade de voltar. [Gabriela Monteiro, ativista e comunicóloga - Pernambuco, Brasil]

Para mim, conhecer Lisboa na companhia do professor Danilo Cardoso fez toda a diferença. Andar pelas ruas, pelos becos, subir as escadas e, enfim, chegar aos miradouros tendo percebido, além das camadas de sentido histórico, o sabor e as cores da cidade, traz poesia. Uma prova de "ginjinha", um vinho alentejano. Um brinde às poetas lisboetas reverenciadas nos muros de graffits da cidade-rio. Ao final, boas risadas. Um passeio inesquecível! [Natália Lopes, artista, ativista e comunicóloga - Pernambuco, Brasil]

Em caso de dúvida, orçamento, parceria e sugestão: prof.d.cardoso@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário